O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a causar polêmica ao declarar que está atuando para sabotar a missão oficial do Senado Federal nos Estados Unidos, da qual o senador sergipano Rogério Carvalho (PT) faz parte.
A comitiva, formada por oito parlamentares de diferentes partidos, está em Washington para tentar barrar a taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada por Donald Trump.
“Com certeza não [estabelecer diálogo], e eu trabalho para que eles não encontrem diálogo, porque sei que, vindo desse tipo de pessoa, só haverá acordos daquele tipo meio-termo, que não é nem certo, nem errado”, afirmou Eduardo Bolsonaro em entrevista ao SBT News.
Além de Rogério Carvalho, integram a comitiva os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Tereza Cristina (PP-MS), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Nelsinho Trad (PSD-MS), Fernando Farias (MDB-AL), Esperidião Amin (PP-SC) e Carlos Viana (Podemos-MG). A missão foi aprovada por unanimidade no Senado e busca defender os interesses econômicos do Brasil diante das ameaças de retaliação comercial feitas por Trump.
Eduardo, no entanto, parece remar na direção contrária. Vivendo nos Estados Unidos e citado pela Polícia Federal como articulador de pressões internacionais contra o Brasil, o deputado não escondeu a satisfação com a medida do presidente americano. Ele ainda afirmou que Trump estaria reagindo às “violações de direitos” e à “perseguição” sofrida por Jair Bolsonaro.