Diante da situação, o templo informou que a programação na Igreja Matriz está suspensa até este sábado, 27 de junho de 2026
A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, localizada no município de Monte Alegre, foi invadida e teve parte do seu patrimônio religioso destruído por um homem em surto. O caso ocorreu na quinta-feira, 25.
Em nota, a igreja explicou que o homem, diagnosticado com transtornos mentais, invadiu o templo e causou danos ao quebrar imagens sacras e o ambão do presbitério, além de derrubar o ostensório que se encontrava exposto sobre o altar. Nenhum dos fiéis que estavam no local ficaram feridos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), além de danificar diversos bens, durante a ação, ele também teria ameaçado pessoas que tentaram contê-lo, afirmando que estaria armado e dizendo que mataria quem se aproximasse. O homem foi preso em flagrante pouco tempo depois da ocorrência, registrada logo após o encerramento dos festejos juninos na cidade.
De acordo com o delegado Artur Herbas, o investigado possui histórico de procedimentos criminais e já foi submetido a medida de internação em razão de seu quadro de saúde mental. Em 2024, ele foi preso em flagrante por roubo majorado, ocasião em que a prisão foi convertida na referida medida judicial. Posteriormente, em fevereiro deste ano, foi colocado em liberdade para continuidade do tratamento.
Ainda conforme a SSP, preso permanecerá à disposição da Justiça e será submetido à audiência de custódia, oportunidade em que também poderá ser analisada a adoção de nova medida de internação.
Diante da situação, o templo informou que a programação na Igreja Matriz está suspensa até este sábado, 27 de junho de 2026. “Unimo-nos em oração, pedindo ao Senhor que fortaleça a nossa comunidade na fé, na esperança e na caridade, e que conceda a todos serenidade diante deste triste acontecimento”, informou a igreja.
