Segundo denúncias, alunos da rede municipal de ensino estariam recebendo apenas biscoito e achocolatado como merenda.
A denúncia de que alunos da rede municipal de Itabaiana estariam se alimentando apenas de biscoito e achocolatado nas escolas ganhou repercussão nesta semana e expôs mais um desgaste para a gestão do prefeito Valmir de Francisquinho (Republicanos). Em vez de reconhecer falhas administrativas, o gestor optou por transferir responsabilidades, atribuindo o problema a servidores que, segundo ele, seriam ligados a “políticos do passado”.
Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira, 11, Valmir negou qualquer problema estrutural na administração e afirmou que há recursos e merenda disponíveis. Para o gestor, as denúncias seriam “fantasia” e fruto de uma suposta armação política. O discurso, no entanto, ignora que a situação relatada nas escolas ocorreu sob sua gestão e expõe falhas no controle e na execução das políticas públicas de alimentação escolar.
Além disso, a fala causou forte reação nos bastidores, por jogar sobre servidores um problema que, constitucionalmente, é de responsabilidade do Executivo municipal, responsável pelo planejamento, fiscalização e garantia do serviço.
Valmir também tentou desqualificar as denúncias ao classificá-las como motivadas por interesses políticos, alegando que haveria funcionários “apaixonados por política antiga” tentando desgastar a atual gestão.
