HomeNotíciasOposto à disputa pelo Governo, corrida pelo Senado em Sergipe deve ter...

Oposto à disputa pelo Governo, corrida pelo Senado em Sergipe deve ter polarização

As eleições de 2026 já têm ganhado contorno e, diferente da disputa pelo Governo do Estado, em que Fábio Mitidieri aparece como franco favorito, conforme indicam as diversas pesquisas de opinião pública, a corrida pelo Senado tende a ser marcada por uma forte polarização entre esquerda e direita, com dois campos bem definidos disputando as duas vagas em jogo.

É o que aponta a última pesquisa do ano, divulgada nesta segunda-feira pela Revista Realce, na qual o senador Rogério Carvalho, nome mais forte da esquerda na corrida, lidera com folga as intenções de voto, tanto no primeiro quanto no segundo voto.

No levantamento do primeiro voto, Rogério aparece com 17,2%, seguido por Rodrigo Valadares, principal nome do bolsonarismo no estado, com 11,2%, e por André David, outro forte nome da direita, que soma 9,6%. Na sequência surgem Alessandro Vieira (8,4%), André Moura (7,3%), Edvaldo Nogueira (5,0%), Eduardo Amorim (4,1%) e Iran Barbosa (1,3%), além de 10,4% de brancos, nulos ou nenhum e 25,5% de indecisos.

No cenário de segundo voto, Rogério Carvalho também lidera, com 8,8% das intenções. Logo atrás, aparece um empate técnico entre Rodrigo Valadares, com 7,3%, e Alessandro Vieira, com 7,1%. André Moura registra 6,9%, André David 6,7% e Edvaldo Nogueira 6,2%. Eduardo Amorim soma 5,4% e Iran Barbosa 1,6%, enquanto brancos, nulos ou nenhum chegam a 14,8% e 35,2% dos entrevistados dizem não saber ou preferem não responder.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Gadu entre os dias 16 e 19 de dezembro, ouvindo 2.873 eleitores em diversas regiões de Sergipe, por meio de entrevistas presenciais e por telefone. A margem de erro é de 3,62 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Most Popular