Eleito neste domingo, 6, com apoio esmagador da maioria da militância, o novo presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira, 7, em solidariedade a Layanne Carvalho, diante da situação de violência sofrida durante o dia do PED 2025.
Em resposta ao incidente, ele repudiou a agressão e afirmou que a executiva estadual e a comissão de ética do PT foram acionadas para apurar o caso. “Reiteramos nosso compromisso inegociável com a defesa da dignidade, da integridade e da liberdade de todas as companheiras que constroem este partido — dentro e fora dos espaços institucionais. Repudiamos veementemente toda e qualquer forma de violência, seja ela física, verbal, simbólica ou política”, afirmou Rogério.
A nota destaca que o partido não tolera comportamentos machistas ou violentos e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres. “Não mediremos esforços para garantir a apuração deste ocorrido e vamos trabalhar para que toda e qualquer forma de violência seja banida dos nossos espaços, como exige a nossa história, os nossos princípios e o respeito à nossa militância”, acrescentou.
A militante foi agredida com um soco por um homem. A informação foi confirmada pela Polícia Militar de Sergipe (PM).
De acordo com a corporação, ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima já amparada por pessoas presentes. Ela foi encaminhada à Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), onde formalizou o boletim de ocorrência. O autor da agressão não foi localizado no local.