O senador e líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT), tem reagido com firmeza às recentes declarações e movimentações do presidente estadunidense Donald Trump, que pretende aplicar tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Para o parlamentar, o Brasil não pode e não deve aceitar passivamente ataques à sua soberania econômica.
O petista também classificou como “inimaginável” a inversão de valores promovida por Trump, ao priorizar alianças ideológicas e interesses pessoais acima das relações diplomáticas entre nações.
Frente à escalada de tensões, o senador destacou que o Brasil dispõe de mecanismos para responder de forma proporcional. “O Brasil não está de mãos atadas. Aprovamos no Congresso Nacional, em abril, a Lei da Reciprocidade Econômica. Essa lei dá ao presidente Lula e ao governo federal um instrumento legal poderoso para responder à altura. Pode-se quebrar patentes de medicamentos, tributar fortemente produtos audiovisuais dos EUA, taxar as big techs, taxar remessas de dividendos para compensar as perdas brasileiras”, exemplificou.
Rogério também minimizou a dependência do Brasil em relação ao mercado americano, lembrando que produtos como café, suco de laranja e aço têm grande aceitação em diversos outros países. “Não vamos ficar reféns do mercado americano. Se eles sobretaxarem os nossos produtos, vamos abrir mercados em outros países”, concluiu.