Duas mulheres foram presas na manhã desta quarta-feira (18) durante uma operação conjunta entre a Delegacia de Japaratuba e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). A ação ocorreu no município de Umbaúba, em cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.
As investigadas, de 31 e 57 anos, são suspeitas de aplicar um golpe contra uma idosa em Japaratuba, no dia 1º de abril deste ano. De acordo com a investigação, elas se passaram por pessoas religiosas e convenceram a vítima a entregar todo o dinheiro que possuía em casa, alegando que seria utilizado em uma reza.
Segundo o inquérito policial, a idosa, acreditando na história, reuniu R$ 11 mil em dinheiro e entregou às mulheres, conforme orientação da dupla. Além disso, elas ainda pediram mais R$ 200 para ajudar na construção de duas capelas fictícias — valor que também foi entregue de boa-fé pela vítima.
Durante a suposta oração, as mulheres simularam devolver o dinheiro ao local de origem, mas fugiram levando a quantia. Minutos após a saída das suspeitas, a vítima percebeu que havia sido enganada e procurou a polícia.
Investigação e prisão
Com o boletim de ocorrência registrado, a Polícia Civil deu início às diligências. Por meio de imagens de câmeras de segurança, foi possível identificar as autoras do crime. A delegacia representou ao Poder Judiciário pela expedição dos mandados, que foram cumpridos nesta quarta-feira.
As duas mulheres foram presas preventivamente e encaminhadas ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil alerta a população para ficar atenta a golpes que usam a fé e a boa vontade das vítimas como isca, especialmente com pessoas idosas. Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente a delegacia mais próxima.
Fonte: Portal Itnet