Uma nova pesquisa para o Governo de Sergipe foi divulgada nesta terça-feira, 20, trazendo Valmir de Francisquinho (PL) na liderança da corrida. No entanto, o levantamento apresenta um cenário inusitado, ao incluir dois nomes do grupo governista na disputa.
De acordo com a sondagem realizada pelo Instituto IDPS entre os dias 1º e 4 de maio, Valmir tem 36% das intenções de voto, seguido pelo atual governador, Fábio Mitidieri (PSD), com 30,1%. Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), com 19,6%.
E o que é curioso é que, apesar do destaque dado à liderança de Valmir, a leitura política do levantamento revela um cenário mais favorável ao grupo governista. Isso porque, entre os nomes apresentados, apenas Fábio deve concorrer de fato ao governo em 2026. Já Edvaldo, que aparece com quase 20% das intenções de voto, é pré-candidato ao Senado — e sua inclusão no cenário estimulado é vista por aliados do governo como uma estratégia do próprio grupo de Valmir para provocar atrito interno entre os dois nomes da base governista.
Ao incluir Edvaldo nas sondagens, o grupo de Valmir cria a imagem de uma divisão no grupo governista, mas, na prática, fortalece o atual governador. Somando os percentuais de Mitidieri e Edvaldo, o bloco governista atinge 49,7% das intenções de voto, quase 20 pontos à frente de Valmir. Assim, o dado que inicialmente parecia reforçar a força do prefeito de Itabaiana, na verdade, evidencia a consolidação política do grupo liderado por Fábio Mitidieri.